INSS do Tocantins tem o maior tempo de espera por perícia do país; beneficiários ficam na fila por até seis meses

0
36

Mais de 13 mil pessoas esperam pelo procedimento no Tocantins. Benefícios que têm como exigência a perícia são o auxílio-doença e continuação de outros auxílios federais. INSS tem quatro agências e 14 peritos no Tocantins
Dinaredes Parente/TV Anhanguera
Seis meses. Esse é o tempo médio que pode chegar a espera para conseguir fazer uma perícia no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) no Tocantins. Sem esse procedimento, que consiste em exames médicos para liberação ou continuidade do pagamento de benefícios federais, segurados ficam sem opção, já que não vão conseguir o dinheiro mensal. Dados do Ministério da Previdência mostram que o estado tem o período de espera mais longo do país.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Podem agendar o serviço pessoas que estejam doentes e incapazes de trabalhar. Com esse perfil, 13.397 pessoas esperam pelo procedimento na fila da perícia no estado. Os benefícios que têm como exigência a perícia são o auxílio-doença, que é temporário para pessoas que precisam se afastar do trabalho por motivo de doença ou acidente; de continuação do auxílio e auxílio-acidente, para quem se acidentou e teve sequelas definitivas.
O INSS informou que até o fim do ano, espera reduzir o prazo para concessão de benefícios para 45 dias. (Veja a resposta completa no fim da reportagem)
LEIA TAMBÉM:
Usuários não são avisados sobre falta de internet no INSS de Palmas e têm atendimento negado após viajarem horas
Cinco agências do INSS são reabertas no interior do Tocantins
Veja os pontos da proposta de reforma da previdência social dos servidores públicos do Tocantins
Somente para o mês de maio, 2.292 estavam na fila, agendadas para fazer a perícia médica. E tem gente que está agendada até para fevereiro de 2024. Para essa espera de nove meses estão 366 pessoas, segundo dados da distribuição da fila divulgado pelo Ministério da Previdência.
Em todo o Brasil, são 1.054.792 milhões de pessoas estão esperando pelo procedimento. Mais precisamente, as pessoas que estão na fila para perícia esperam cerca e 198,89 dias no Tocantins. O segundo estado com maior tempo de espera é o Amazonas (187,65), seguido de Sergipe (176,33) e Roraima (171,36). Esse número é bem maior que a média nacional de 58,67 dias.
Conforme dados nacionais, nos últimos sete meses a fila aumentou cerca de 11%. Foram 942.991 em outubro de 2022 e, mês a mês, a fila foi crescendo, com exceção de novembro e dezembro de 2022, em que houve queda, com 895.698 e 930.579 pedidos de perícia, respectivamente.
O Tocantins possui quatro agências do INSS onde são realizadas as perícias médicas: em Palmas, Araguatins, Tocantinópolis e Colinas do Tocantins. Ao todo, 14 peritos médicos federais atendem no estado.
O que diz o governo federal
Um dos motivos citados para o aumento nas solicitações com pedidos de perícia é a instabilidade nos sistemas de agendamento, que apresentou falhas em março deste ano. Em nota, o Ministério da Previdência informou que o Departamento de Perícia Médica Federal e o INSS estudam a melhor maneira de se realizar mutirões de atendimento e as localidades que serão priorizadas.
A pasta também informou que até o fim do ano, espera reduzir o prazo para concessão de benefícios para 45 dias.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins