Araguatins: Agricultores familiares do Bico do Papagaio têm a oportunidade de vender seus produtos para unidade do IFTO

0
385

ARAGUATINS – Uma parte da alimentação oferecida aos estudantes da educação básica do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), conta com produtos da agricultura familiar. O que gera uma oportunidade de negócio para os produtores familiares dos municípios onde estão localizados as unidades do IFTO. O edital da chamada pública pode ser consultado no link: Campus Araguatins

Neste ano, foi elaborado um cronograma único de chamadas públicas para facilitar a aquisição de itens oriundos da agricultura familiar. Assim, os interessados em participar das chamadas devem entregar a documentação exigida em edital na unidade do IFTO para a qual desejam vender seus produtos. Todas as unidades do IFTO receberão a documentação até o dia 1º de agosto, data em que ocorrerá a sessão da chamada pública.

Confira a relação de produtos a serem adquiridos por meio do Pnae por cada unidade do IFTO. Para esclarecer dúvidas e obter mais informações sobre a chamada pública, as pessoas interessadas podem entrar em contato pelo e-mail sane.reitoria@ifto.edu.br ou pelo telefone (63) 3229-2239.

Pnae

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), considerado o mais antigo programa na área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) do Brasil, representa um conjunto de políticas públicas que envolvem, principalmente, as áreas de educação, saúde e desenvolvimento regional sustentável.

Ele é caracterizado pelo fornecimento de alimentação na escola e tem como objetivos contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, da aprendizagem, do rendimento escolar e da formação de hábitos alimentares saudáveis de estudantes da rede pública de educação básica brasileira (que compreende a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e a Educação de Jovens e Adultos).

Do total dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do Pnae, no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas.

(DICOM IFTO-ARAGUATINS)