Radialista e professor augustinopolino, lança seu primeiro livro de antologia poética

0
1399

AUGUSTINÓPOLIS – Natural de Araguatins, filho do vaqueiro Acidino de Sousa Barros e da doméstica Raimunda Pereira de Sousa,  ambos  semianalfabetos, o pedagogo e poeta Walter Barreto foi alfabetizado pela própria mãe e começou a estudar em escola pública aos onze anos de idade; isso devido morar longe da cidade, impossibilitando-o de frequentar a escola mais cedo, como é comum nos dias atuais, quando a criança mora próximo de uma escola.

Também como ainda é comum em alguns lugares trabalhou ajudando o pai nas lidas das fazendas durante toda sua infância, e desde então seu entretenimento preferido era ouvir programas infantis em um pequeno radinho de pilha e tomar banho no rio Araguaia.

Devido as dificuldades que presenciou e viveu na infância, morando na roça, trabalhando nas fazendas, aprendeu muito cedo ofício campeiro e isso fez com que fosse um aluno muito aplicado nas escolas por onde passou, culminando com o curso do magistério, tornando-se professor aos 22 anos de idade. Como estudante foi um dos fundadores do Grêmio estudantil do antigo Centro de Ensino Médio Antonina Milhomem, hoje Colégio Militar em  Araguatins, de 2002 a 2005 também foi presidente da Umea – União Municipal dos Estudantes de Araguatins.

Um pouco antes de se formar, Valdemir de Sousa Barros, seu nome de batismo, ingressou na comunicação, tornando-se radialista aos vinte anos de idade, adotando o pseudônimo de Walter Barreto, onde ainda milita como locutor, apresentador, animador e narrador  é também funcionário público exercendo a função de Técnico Pedagógico na Secretaria de Educação de Augustinópolis.

Aos trinta anos de idade começou a escrever e nove anos depois dos primeiros escritos lançará seu primeiro livro A saga de um herói, no próximo dia 11 de abril em Augustinópolis, no Auditório da Unitins.

A obra traz assuntos diversos, relacionados ao campo, porém, o título traz a síntese da obra principal, contando a história de um homem que vive uma verdadeira epopeia. Saindo do Nordeste, indo para a região norte do Brasil, enfrentando duras provações em sua vida e por fim vencendo.

(Redação Voz do Bico)