O município de Araguatins fica localizado na Região conhecida como Bico do Papagaio (extremo norte do Tocantins). Seus limites são ao Norte: com São Sebastião do Tocantins e Buriti do Tocantins; Leste: com Itaguatins, Axixá e Augustinópolis; Oeste: com o Estado do Pará; Sul: com Ananás e São Bento. O acesso rodoviário pode ser feito pela BR-153 até Darcinópolis, em seguida pela TO-134 até a BR-230 (Transamazônica), e daí até a cidade. Localiza-se na microrregião do Bico do Papagaio, estando a uma altitude de 103 metros, situada às margens do rio Araguaia. É uma cidade hospitaleira, com tendência à pratica do ecoturismo com várias ilhas, paredões, cachoeiras e praias.
Histórico
Araguatins teve como primeiros moradores, a família de Máximo Libório da Paixão, em 1867. No entanto, foi fundada por Vicente Bernardino Gomes no ano seguinte com o nome de vila São Vicente do Araguaia, em 09 de juho de 1968, que antes residia na Colônia Militar de São João do Araguaia, no Estado do Pará. Em um certo dia, resolveu subir o Rio Araguaia e procurar um local no qual pudesse fundar uma povoação. Aproveitou da existência de grandes pequiseiros, oitizeiros, entre outras árvores regionais dando início à sua exploração econômica. Para tanto, acolheu trabalhadores vindos de diversas regiões que passaram a fixar residência na localidade. Somente no ano de 1943 passou a ser chamada de Araguatins, onde nasceu da junção dos dois grandes rios que fazem confluência na região, o Araguaia e Tocantins. Com a criação do Estado do Tocantins em 1989 o Município passa a integrá-lo, antes era parte do Estado de Goiás.
Turismo
A cidade apresenta uma das melhores infraestruturas turísticas do Estado, dispondo de rede hoteleira, casas noturnas, bares, restaurantes, serviços e comércio em geral. A própria sede do município tem seus pontos turísticos, como a vista panorâmica da Serra do Estrondo. Além do turismo a cidade possui uma forte economia, centrada na Agropecuária e Comércio, estando entre as cinco maiores do Estado.